Cáseos amigdalianos podem provocar mau hálito?

Cáseos amigdalianos

Cáseos amigdalianos

Sim. Pode ser uma das causas do mau hálito. Mas para entender melhor é importante saber o que são os cáseos? Essas “massas brancas”? Elas se formam de   células epiteliais descamadas, restos de alimentos, corpos estranhos  e bactérias que produzem uma secreção caseosa e se acumulam em massas brancas (cálculos). Se  alojam nas criptas amigdalianas formando verdadeiros tubos que  invaginam para dentro do parênquima da amígdala. A quantidade e frequência vai depender de vários  fatores como: saburra lingual, secreção nasal posterior e outros.

Como saber se esses cáseos estão provocando o mau hálito? Para isso pode ser feito um teste que consiste em fechar a boca, massagear a região do pescoço em direção ao queixo e depois expelir o ar para alguem de sua confiança para que perceba  o odor.

Se confirmar podemos estar com a possibilidade de um diagnóstico de halitose causada por amigdalite caseosa que é uma derivação da amigdalite crônica. Estas amígdalas  podem ou não estar hipertrofiadas ou apenas com edema que pode comprometer a respiração bucal. Torna-se necessário, portanto, procurar um profissional especializado para confirmar o diagnóstico de halitose (Dentista) e o Otorrino.

Atualmente o tratamento pode ser através de gargarejos, antibióticos e em casos mais graves a criptólise com Laser de CO2. Mas isto só é possível depois de um diagnóstico preciso com profissional especializado.

Faça um auto-exame e veja se suas amigdalas se apresentam como foi descrito acima e qualquer dúvida mande uma mensagem que poderemos ajudá-lo.

 

 

 

 



50 respostas a Cáseos amigdalianos podem provocar mau hálito?

  1. Fernando disse:

    Percebi ontem que tenho isso..3 do lado esquerdo..To incomodado pq pode provocar halitose e hj irei me encontrar com uma garota e to com medo que isso me atrapalhe..Oq devo fazer?

    • Maria Olimpia disse:

      Fernando;
      Você pode procurar um profissional especializado (otorrino) ou fazer gargarejos com clorexidina(NOPLAK MAX ou PERIOGARD sem alcool) de 12 em 12 horas por 5 dias. Ajuda tambem prevenir evitando a formação de saburra lingual.
      Obrigada pelo contato e desculpe a demora em responder. Estava viajando.

  2. Helio disse:

    Eu percebi que tenho esse caséos ha alguns meses,as vezes eu consgio tira-los,mas sempre voltam,esse problema tem solução?
    e quando eu falar perto de alguem ou beijar,sera que a outra pessoa percebe?

    • Maria Olimpia disse:

      Helio;
      Seria bom fazer uma consulta com um especialista otorrinolaringologista.Caso isto esteja também associado a alteração no seu halito seria bom também procurar um dentista habilitado a tratar de halitose.

    • Maria Olimpia disse:

      Pode ser que sim. No nosso blog tem um post que explica como perceber se estes cáseos estão provocando halitose.

  3. Helio disse:

    Qual o profissonal que pode me ajudar com esse caséos?

  4. Íris disse:

    Eu retirei alguns cáseos com cotonetes, que são macios e não machucam tanto as amígdalas. Foi ótimo.

    • Maria Olimpia disse:

      Olá Iris;
      Acho ótimo que tenha conseguido, mas seria bom também prevenir a formação desses cáseos.

  5. Denise ribeiro disse:

    Gostaria de saber se e normal ter essas bolinhas em criança ,meu filho sempre acaba expelindo e ele já fala “mãe a bolinha fedida saiu”

    • Maria Olimpia disse:

      Olá denise;
      Cáseos amigdalianos pode acontecer com frequência e depende de vários fatores como a carcterística anatômica da amígdala. Quanto mais criptas houver mais possibilidade disto acontecer. O ideal seria visitar o especialista otorrino e se houver mau hálito com frequência também aconselho uma avaliação com um especialista desta área.

  6. Maria Alice disse:

    Olá!
    Acabeu de fotografar minha garganta e percebir que tem um cáseo, sinto um gosto horrivel na boca. Gostaria de saber se existe tratamento definitivo pra isso.

    • Ola Alice, lógico que tem tratamento que pode ser definitivo, mas sem fazer uma avaliação clínica não podemos afirmar. Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Abraço

  7. samily disse:

    estou com halito horrivel o q faço?

  8. graziela disse:

    Oi! Ha algums anos de tempos em tempos tenho essa ‘macinha’ saindo da garganta. Sempre a associei com gastrite ja que muitas vezes elas saiem apos um periodo de queimacao. Nao vejo nada na amigdala em si. Mas quando elas saem, tenho a sensacao que elas vem subindo ate sair. Geralmente acontece quando escovo o dente. Antes delas sairem, passo um tempo sentindo um gosto forte “la dentro”, garganta ou exofago, quando sai uma, depois de um tempo vem mais. Posso dizer que tenho uma boa higiene bucal. Tenho 33 e nunca tive carie e sempre limpo a lingua ate ficar cor de rosa. Tenho realmente o caseo? Posso te-lo em outro local mais escondido?

    • Bom dia Graziela,
      Você deve fazer uma consulta com um Otorrino para um exame mais profundo. Neste caso, só ele poderá lhe ajudar a identificar esses cáseos com exames específicos.

      Att.
      Edmália Barreto

  9. Ana disse:

    Oi… Eu percebi que tenho caseo e procurei um otorrino ele me receitou uma injecao de celestone e o avamys que eh spray nasal.. Devudo eu ter rinite alergica e otite… Mas quanto ao caseo ele disse que so resolveria se eu evitasse comer arroz farinha e doces…. Tem algum outro jeito?

    • Bom dia Ana,
      Alem de lavar bem as narinas para não acumular muco você deve fazer uma boa higienização da sua língua com limpadores específicos. A saburra lingual também favorece a formação dos cáseos. E não se esqueça de beber, no mínimo, 2 litros de água/dia.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Edmália Barreto

  10. aline disse:

    EU tenho caseos queria saber se retirando as amigdalianos se vai resolver.

    • Ola Aline
      Alguns casos em que as amígdalas estejam muito grandes e com infecções recorrentes o Otorrino pode propor a remoção delas. Mas sendo somente pela anatomia das amígdalas, em que se apresentam com muitas criptas, você pode prevenir a formação dos cáseos fazendo uma boa limpeza da língua e das vias aéreas superiores com lavagens nasais. O melhor mesmo é você passar por uma avaliação pelo otorrino, ok?
      Abraço,

      Edmália Barreto

  11. cristina disse:

    Eu tenho esse problema, foi depois de um resfriado isso começou. E agora é diário . Sempre fui muito preocupada com o hálito , sempre fui ao dentista . E faço os testes com meus familiares para saber se estou com mal hálito . E negativo. Uso aguá oxigenada de 10 volumes para gargarejo , e remédios próprios para ”amigdalites” . Fui ao otorrino, e ele disse que só a cirurgia por que , por mais que eu não tenha mal halito , eu me engasgo muito, não durmo direito , tenho muita dor na garganta e ouvido . E minhas amígdalas é só operando, por que ela é pequena mais o problema é que tem vários buraquinhos /;

    Oque vcs acham ?

    • Ola Cristina

      Só passando por uma avaliação é que podemos lhe ajudar. Mas se as pessoas estão lhe dizendo que você não tem o mau hálito, por que então você acha que tem? Quanto à cirurgia das amigdalas só ele pode avaliar o melhor pra você.

      Edmalia Barreto

  12. Thalita disse:

    É a segunda vez que isso acontece. Na primeira vez não tive problemas com o halito mas dessa vez acho que sim. Eu tenho queimação no estomago com MUITA frequencia e inflamação da garganta tmb e se fico gripada se torna insuportavelmente dolorido. Estou sentindo nos ultimos dias MUITA dor na garganta em quase toda a região do pescoço, nuca e dor no ouvido. muitas vezes acordo de madrugada com falta de ar como se algo estivesse obstruindo as vias respiratórias. Tudo isso tem ligação com os cáseos?

    • Bom dia Thalita,
      Você precisa passar por uma consulta com um Otorrino e um Gastro. Sua saúde não esta boa no momento e precisa de cuidados e os cáseos podem sim estar causando o mau hálito.

      Edmália Barreto

  13. FABIANE DOS SANTOS BEATHM disse:

    PRECISO ME TRATAR URGENTE, PRECISO DE ESPECIALISTAS PARA ME AJUDAREM. ONDE POSSO ENCONTRALOS….SOFRO MUITO COM ESSE PROBLEMA

    • FABIANE B disse:

      PRECISO SÓ DOS ENDEREÇOS, DESSAS CLINICAS AQUI EM SALVADOR?

      • Bom dia Fabiane,
        Nossa clinica HalitoClean fica no Itaigara na Av ACM, 585, Bl A, s/1201-2, Ed Pierre Fauchard, Salvador-Bahia.
        Nossos telefones para marcar consulta: 71 33542767, 33590012 e 88450012.
        Estamos á disposição.
        Um abraço

        Edmalia Barreto

  14. juliana disse:

    fiquei sabendo q a cirurgia para retirada das amidalas em adultos é risco de morte, estou aflita tenho muitas criptas com caseos minha vida sentimental está pessima, estou triste, angustiada. por favor diz alguma coisa sobre isso.

    • Boa tarde Juliana
      Acho que você deve procurar um Otorrino com urgência e para fazer uma avaliação. Risco de morte qualquer cirurgia tem mas a de amigdala é um procedimento simples. Quanto ao mau hálito você deve passar por uma avaliação de um profissional que trabalhe com o diagnóstico de halitose para saber se somente os cáseos são os responsáveis pela sua halitose. Leia mais sobre as causas da halitose no nosso blog pra ver se lhe ajuda um pouco.
      Um abraço

      Edmalia Barreto

  15. Rana disse:

    Olá!!
    Estou com cáseos já vai fazer algum tempo, e isso tem me incomodado bastante, pois por conta da halitose tenho me isolado. Já fui no otorrino e ele me receitou enxaguantes e antialérgicos, que de nada me serviram. Eu tenho um boa higienização oral, principalmente da língua. Estou pensando seriamente na amidalectomia. Isso vai resolver o meu problema? Obrigada desde já ;)

    • Ola Rana,
      Se a única causa da sua halitose for a presença constante de cáseos, a cirurgia resolveria. Mas a amigdalectomia também traz alguns problemas de defesa local que você deveria consultar seu otorrino para avaliar custo/benefício da cirurgia.
      Você já passou por uma avaliação por um especialista em Halitose? Já fez exames específicos da saliva e do hálito para um diagnóstico mais preciso? Você tem secreção nasal posterior constante? Você lava suas narinas com frequência?
      Bem, essas são algumas das muitas questões básicas para uma avaliação da halitose.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Edmalia Barreto

  16. Andre disse:

    Bom dia.

    Faz cerca de 2 anos que apareceu esse caso em mim após ter uma amidaligte como jamais tinha tido antes: a ulvula ficou tão inflamada e grande que parecia que eu ia engoli-la-.

    Agora a cada 2-3 meses começo sentir um gosto ruim permanente na boca a sensação de algo engasgado. Um dia tentando escovar bem fundo “despregou” da garganta uma substância esbranqueada , sangrou bastante a garganta e o problema passou. Nessa ocasião achei que a substância branca fosse pele, mas com o tempo e pesquisa encontrei esses causeums:
    Em mim os causeums ficam relativamento escondidos ou muito fundos, sendo difícil ou mesmo impossível de ve-los a olho nu.
    Venho tentando de tudo: escovo os dentes de 5 a 8x dia, fio dental -2 a 3 vezes por dia; enxaguante bucal de 2 -a 4x /dia e nada resolve. Só resolve quando começo a enfiar a escova bem fundo até sair a placa. Com certeza isso não é recomendado já que além de ser muito invasivo quase sempre o despregamento da placa precede de sangramento. Pesquisando achei a propaganda de um produto chamado HALITUS, mas como não achei na minha cidade comprei PERIORGARD. Iniciei o tratamento hoje, mas a atendente da farmácia falou para não usar por mais de 2 semanas que pode gerar alteração permanente do paladar e mancha nos dentes. Alguma outra recomendação?

    • Prezado André,
      Os antissépticos são paliativos neste caso e o melhor é marcar uma avaliação com um otorrino para fazer um diagnóstico melhor e o profissional irá orientá-lo o que deve fazer. Cuidado com essas manipulações nessa área da amigdala para não causar um dano e infecções por trauma.
      Um abraço,

      Edmalia Barreto

  17. luciano disse:

    ola
    a alguns dias percebi essa´presença desses caseos em minhas amigdalas
    estou preocupado pois ouvi boatos de que só é possivel se livrar deles atraves da cirurgia
    é verdade ?

    • Ola Luciano
      A cirurgia so em ultimo caso. A anatomia das amigdalas com a presença de muitas criptas propicia o acumulo dos caseos mas o material que forma estes vem da saburra lingual e de secreção nasal. Então voce deve passar por uma avaliação odontologica e tambem por um otorrino. So depois dessas avaliações é possível lhe orientar de uma forma preventiva especifica para o seu caso.
      Um abraço

      Edmalia Barreto

  18. Raquel disse:

    Ola, eu tenho halitose há alguns anos, desde que percebi, venho tentando me ‘curar’, fui a dentistas q garantiram nao ser da boca,entao fui ao otorrino que fez um exame e relatou que eu tenho amigdalite caseosa, eu nunca vi-e essas massinhas sairem da minha garganta, e to em duvidas se realmente meu mau halito vem desses caseos.

    • Ola Raquel
      Voce precisa passar por uma avaliação de um profissional especializado em Halitose para identificar as causas da sua halitose. So com os exames especificos (halitometria, sialometria, avaliação da dieta, etc) poderemos chegar a um diagnostico e fazer um tratamento.
      Lembre-se que a halitose é um sinal ou sintoma e nao uma doença.
      Estamos a sua dusposição pata outros esclarecimentos.
      Abraço
      Edmalia Barreto

      • Raquel disse:

        Eu gostaria muito de fazer um tratamento com profissionais em halitose, mas infelismente aqui na minha cidade (teresina) nao tem !
        Gostaria de algum sugestao pra o meu mau halito, pois tenho quase certeza que ele vem de dentro, nao da boca. Agradeço desde ja .

        • Bom dia Raquel
          Beba bastante água durante o dia (2 litros), faça uma alimentação saudável com intervalos de 3hs, coma menos carnes vermelhas e frios. Como já falei fica difícil tratar sem saber a causa ou causas específicas. Leia mais artigos no nosso blog pra ver se lhe ajuda. Doenças como diabetes, problemas renais, constipação, dietas rígidas só com proteínas podem causas mau hálito também.
          Um abraço
          Edmalia Barreto

  19. nalsa disse:

    ola, eu sofro do mau hálito a muitos anos já fui ao dentista varias vezes e disseram que o odor não vem da boca, e agora estou sentindo dor de garganta quase todos dias e quando olho para minhas amígdalas vejo que estão esburacadas, o que faco.

    • Ola Nalsa
      Procure um otorrino e trate a infecção da garganta. Caso o mau halito não desapareça marque uma consulta com um especialusta em halitose para um diagnostico mais preciso.
      Abraço
      Edmalia Barreto

  20. Gabriela disse:

    Olá,há alguns anos eu senti uma dor muito forte na garganta,algo que incomodava muito. Depois de um tempo,saíram umas bolinhas amarelas e fedidas demais. De repente elas sumiram e agora depois de 4 anos elas voltam a sair da minha boca,já olhei minha boca por dentro e vi que do lado esquerdo minha amídala está com buracos e do outro lado direito está diferente,mas ambas armazenam as tais bolinhas. Escovo os dentes e mantenho uma higiene bucal equilibrada. Mas agora pesquisando na internet, li sobre os casos de cáseos e quero saber se é uma doença,se tem cura,se é bom fazer a cirurgia.
    Se um dentista pode resolver. Por favor me ajudem. Ah,outra coisa,gostaria de saber se com o cáseos corro o risco de minhas amídalas incharem como vi nas fotos?

    • Boa tarde Gabriela,

      Acho que você deveria ir ao otorrino fazer uma avaliação. Nós dentistas podemos lhe orientar em relação, principalmente, a limpeza da língua, pois se você estiver formando muita saburra lingual vai produzir também os cáseos. Mas antes deve passar pela avaliação do especialista na área pra ver se também não esta com sinusite, pois a secreção das vias aéreas superiores podem se alojar nas criptas, começando a formação dos caseos também.
      Um abraço

      Edmalia Barreto

  21. laisa disse:

    Olá, tenho caseum mais nao tenho mal halito eles quando saem da minha garganta tem um odor muito forte mais, nimguem nunca reclamou do meu halito, e possivel uma pessoa ter caseum e nao ter mal halito?
    Aguardo resposta.

    • Ola Laisa
      O cáseo tem um mau odor sim, mas se não for frequente nem em quantidade suficiente para produzir os gases num limiar em que socialmente alguém sinta, então nós não diagnosticamos a halitose. Leia mais sobre os cuidados que deve ter com a limpeza nasal e da língua, principalmente, para você produzir menos cáseos.
      Um abraço
      Edmalia Barreto

  22. Manuel disse:

    Cirurgia pra tirar as amídalas seria uma solução?

  23. glau disse:

    eu tenho esse negocio aí…e tem lugares que eu não consigo retirar os caseos e fica lá me incomodando, minha amigdalas são todas esburacadas e vivem inflamadas por decorrência disso,parecem morangos enormes….no meu caso acho q a cirurgia seria a unica solução….como faço para fazer esta cirurgia???? é paga ou não????? por favor me ajude!!!

    • Ola,
      Voce deve fazer uma consulta com um Otorrino e ele lhe indicara a cirurgia se for o caso.
      Att.,

      Edmalia Barreto

  24. Paula disse:

    Olá Edmália,

    Gostaria de mais informações sobre o assunto, pois infelizmente tenho esse problema, q é o cáseo, pq tenho uma cripta na amigdala aberta e toda vez q eu como, o resto da comida fica na cripta, que forma o cáseo que faz ficar com mau hálito, e toda vez tenho q tirar, só q elas voltam. Gostaria de saber se faz uma pequena cirurgia para fechar a cripta e impedir que os resídeos dos alimentos voltem e tenha o cáseo. Ah, tbm sou daqui de Salvador, gostaria de saber se aceita o odonto prev, para fazer a consulta. Agradeço o retorno da mensagem.

    • Ola Paula
      Você deve procurar um Otorrino para fazer uma avaliação. Só ele poderá falar das técnicas cirúrgicas disponíveis para o seu caso. Mas tenha cuidado com a limpeza da língua e, se tiver secreção nasal posterior por causa de rinite ou sinusite, deve fazer lavagem nasal também para que melhore a formação desses cáseos.

      Att

      Edmalia Barreto

Deixe um Comentário